Meninas e meninos,
Marques de Casa Concha é um dos meus rótulos preferidos da Concha Y Toro. Degusto sempre com imenso prazer. Este Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2017 está soberbo.
Vídeo do rótulo safra 2014
Depois de um longo tempo sem contato, recebi da amiga Lucia Paes de Barros o Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2017 para que eu me deliciasse e assim o fiz.
Não vou contar a história e nem ficar perdendo tempo com o que poderão ver no site da própria vinícola então vamos ao vinho.
Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2017
O vinho, elaborado com as parcelas de uvas importantes e ótimas de Puente Alto e de Pirque, mostra na garrafa todo o trabalho do excelente enólogo Marcelo Papa. De nada adianta termos ótimas uvas se na hora da elaboração, não soubermos aproveitar toda esta qualidade, e o Marcelo, sabe o que faz.
Para mim, sempre digo isto, a uva emblemática do Chile é a Cabernet Sauvignon, resultando em grandes vinhos em muitos vales.
No olfato
No olfato o frutado com frutas negras maduras e algumas notas de frutas frescas também. Sutil canforado, ou frescor no olfato, especiarias, tanto as picantes como as doces.
Em boca
Em boca, o vinho confirma o olfato, o que para mim, é ótimo e ganha pontos. O frutado se confirma parecendo compotas ou geleias de frutas negras bem maduras. As especiarias aparecem em boca, tanto as picantes quanto as doces, como cardamomo, cravo, pimenta do reino.
Os taninos são especiais, elegantes e presentes, o frescor ou acidez se nota bem equilibrado com o álcool de 14%, e quem não se sente. O equilíbrio é perfeito entre acidez, taninos e álcool.
Harmonização
Vinho para harmonizações variadas com muitas gastronomias, tanto com carnes vermelhas na brasa, quanto em molhos. As carnes de porco e gado e também as caças de pelo e penas irão bem. Os queijos, principalmente os mais maduros ficarão ótimos como companheiros de prazer na enogastronomia.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão