Meninas e meninos,
Riccitelli Wines com vinhos argentinos de Mendoza e de Rio Negro na Patagônia, onde atualmente o enólogo Matias Riccitelli, filho de outro monstro sagrado dos vinhos da Argentina, o Jorge Riccitelli, comanda as vinificações. Faz alguns meses fui convidado para um almoço com um enólogo Matias Riccitelli para que ele apresentasse seus vinhos aos jornalistas, e me surpreendi com as nuances apresentadas pela gama variada de vinhos extraídos dos terroires descritos acima.
Como a Malbec é uva emblemática argentina, não poderia ser diferente que a Riccitelli a tratasse como tal e ele aparece em dois grandes vinhos o Vineyard Selection e o República del Malbec. Matias vem modernizando a linha da bodega boutique, com vinhos interessantes, bons, e algo instigantes como s Tinto de la Casa- um Malbec corte de diversos terroires e de duas regiões, e o Blanco de la Casa, corte de Sauvignon Blanc, Semmilón e Chardonnay.
Ambos os vinhos não passam por madeira, tendo o branco estagiado de seis a oito meses em ovo de concreto sur lies. Os rótulos são do fotógrafo Marcos Lópes. O Blanco de la Casa é apaixonante pela acidez, pela fruta-abacaxi- tem fermentação por leveduras nativas, maceração com as peles.
Degustei além destes blanco e tinto, o corte de Malbec e Cabernet Franc com 16 meses de carvalho feito a quatro mãos pelos Riccitelli pai e filho que passa por foudres de 2000 litros mesclando as uvas citadas e terroires distintos muito interessante, mas o exemplar degustado estava novo demais ainda, apesar de ser safra 2013.
Riccitelli da Patagônia-degustei os exemplares:
Riccitelli Old Vines From Patagônia Semillón 2017- muito mineral no olfato e no palato, vinhedos antigos como o nome diz, plantados em 1960, macerado com as peles por cinco dias, chocolate ao leite surge vinho muito gastronômico e distinto.
Riccitelli Old Vines From Patagônia Malbec 2016, com 16 meses de passagem por madeira de 1º, 2º e 3º usos, uvas orgânicas e das vinhas velhas e que haviam sido abandonadas, muita fruta no olfato e no palato, muitas especiarias exalam e se sentem, ótimo Malbec.
Riccitelli Old Vines From Patagônia Merlot 2015 simplesmente espetacular! Frutado, chocolate amargo, canforado, especiarias e mineral no olfato. No palato confirma o frutado, o chocolate, caramelo, canela, taninos especiais, vinhas de 100 anos. 50 % do vinho passa por barricas madeira de 1º, 2º e 3º usos, e 50% para por tonéis de carvalho de 1000 litros.
Outro vinho que impressiona é o Matias Riccitelli Malbec sobre suelos calcareos del Valle del Uco, interessante noras as diferenças entre os Malbecs da casa, este exemplas advém de 3 vinhas, o que mais expressa frutado no nariz.
O almoço ofertado aos jornalistas aconteceu no ótimo Myk de gastronomia grega, e onde o cordeiro se dissolve na boca.
Riccitelli Wines é trazido pela Winebrands vejam aqui . Também aqui e aqui .
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão