Meninas e meninos,
Mondoroso apresenta os vinhos da Finca Ambrosía, com vinhos provenientes do Valle de Uco em Mendoza-Argentina, mais especificamente de Galtallary-Tupungato. Vinhedos de altitude ao redor dos 1250 metros e cepas Malbec, Cabernet Sauvignon, Chardonnay relativamente novas em idade, mas com muito potencial.
Todos os vinhos degustados estagiam em barricas de carvalho francês, umas mais outras menos, dependendo da proposta do enólogo que é o especialista Daniel Pi, muito conceituado, e aguardam quietas na Finca Ambrosía em garrafas, por períodos de seis a quinze meses também a depender da proposta e da cepa.
As quantidades produzidas em garrafas de cada rótulo são muito pequenas e variam de 1.368 no Ambrosía Precisoso Cabernet Sauvignon, passando por 4.067 garrafas no Ambrosía Chardonnay; 7.974 no Ambrosía Precioso Malbec; 8.785 no Viña Única Cabernet; 16.375 no Casa Ambrosía Malbec e quase 20.000 garrafas no Viña Única Malbec.
Degustei os seguintes vinhos onde todos têm a fermentação com leveduras indígenas:
1-Ambrosía Viña Única Chardonnay 2016-diga-se que o único branco da mostra, mas especial. Atinge uma identidade bem interessante para esta cepa. Utiliza as leveduras indígenas para a fermentação em barricas sempre francesas, e amadurece depois de vinificado mais nove meses nas barricas e 6 meses em garrafa antes de sair ao mercado.
Muito floral no olfato, salino-mineral- em boca ótima acidez, o frutado aparece em boca, confirmando o salino que o torna muito distinto de outros da região. Atinge 14,5% de álcool, mas em perfeito equilíbrio, este não se faz sentir. Gostei muito!
2-Casa Ambrosía Malbec 2017 um exemplar mais simples, mas nem por isso menos interessante. No olfato o mineral, a fruta madura, um sutil verdor. Sua fermentação e maceração de dão em tanques de cimento. Em boca o frutado se confirma, boa acidez, longo e generoso em corpo com quase 15% de álcool muito integrado com acidez e taninos bons. O verdor se traduz em ligeiro amargor que até pode confundir com chocolate amargo. Passa 6 meses em barris usados e mais 6 meses em garrafa. Bom exemplar de Malbec.
3-Ambrosía Viña Única Malbec 2014 outra vez o mineral, que desta vez me parece poeira, frutado bem maduro, em boca a acidez boa e taninos idem, equilibrados com 15% de álcool. De novo um bom Malbec.
4-Ambrosía Precioso Malbec 2014 neste o vegetal de fez sentir, algo meio pirazínico, o frutado presente, e especiarias bem nítidas. Conjunto confirmado em boca, novamente o equilíbrio entre acidez, taninos e álcool, marca registrada até aqui dos vinhos da Finca. Estagia por 18 meses em barricas e mis 9 meses em garrafa.
5-Ambrosía Viña Única Cabernet Sauvignon 2014 aqui a coisa fica séria, com um belíssimo exemplar desta cepa. No olfato muito diversificado aparecem desde a carne, o sanguíneo, ao mineral salino de outros exemplares, passando pelo frutado maduro. Equilibrado em acidez e álcool de 15%, desta feita os taninos se mostra poderosos, um quesito que gosto muito, que estagia em barris por 18 meses e no mínimo mais 9 meses em garrafa. Muito bom vinho!
6-Ambrosía Precisoso Cabernet Sauvignon 2014 no olfato o mineral à pó, poeira, as frutas abundantes e as especiarias doces. Em boca equilibrado como os demais, acidez boa, álcool em 14,8% e taninos a meu ver já mais domados que o anterior talvez devido ao estágio de quase o dobro do tempo em garrafas(15 meses), passando por barricas o mesmo tanto de seu irmão 18 meses.
Para conhecer estes exemplares e outros importados pela Mondoroso como os vinhos do Profeta Hernanes da Ca’ Del Profeta , consultem a Casa do Porto
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão