Meninas e meninos,
Cavas do Vale Experimento Pinot Noir 2021 foi o vinho brasileiro que me chamou a atenção. Uvas de Monte Belo do Sul , que têm sido utilizadas por vinícolas e vinhateiros com muito sucesso. Em Agosto deste ano recebi um comunicado do Luís Eduardo Brandelli dizendo acompanhar meu trabalho e que gostaria de me mostra um dos novos lançamentos. Demorou um pouco a chegar, mas enfim, o Experimento Pinot Noir 2021 chegou.
Deixei um tempo descansando, como sempre faço, e recentemente abri e provei. Fiquei entusiasmado com o que vi, sento e bebi. Belíssimo vinho desta cepa do Vale do Vinhedos-RS. Ainda não visitei a vinícola Cavas do Vale, mas pretendo faze-lo assim que volte ao sul, e irei degustar mais rótulos do catálogo. Desde já agradeço ao Luís Eduardo ter enviado este vinho espetacular.
Um pouco da vinícola
A Cavas do Vale é uma vinícola familiar no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Trabalham com a produção de vinhos a partir de uvas próprias como a Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat. Mas como vi, devem ter parceiros para entregar outras cepas, como este belo Pinot Noir que usa uvas de Monte Belo do Sul. Procuram ser o mais tradicionais possíveis na elaboração de seus vinhos, e com a menor intervenção possível de maquinários e produtos enológicos.
Sua história começa em 1954 quando o avô paterno, Lucindo Brandelli inicia uma pequena produção de vinhos no porão de casa para consumo próprio. Mas a paixão pela vitivinicultura cresceu e o cultivo de uva e produção de vinho tornou-se o negócio da família.
Em 2005, um dos seus filhos do patriarca, Irineu Brandelli, enólogo com mais de 30 anos de experiência, funda a Cavas do Vale. Já na primeira safra, EM 2005, é brindado pela natureza. A safra foi fantástica, e originou o vinho Gran Reserva Lucindo Brandelli. Hoje a vinícola Cavas do Vale se destaca pelos seus vinhos de guarda, o Cavas do Vale Reserva Safra 2008 e o Gran Reserva Lucindo Safra 2005.
Cavas do Vale Experimento Pinot Noir 2021
Vinho com visual, aroma e palato muito representativos desta cepa. Visual rubi clarinho. Olfato frutado de frutas vermelhas frescas lembrando morangos e cerejas principalmente. Surgem sutil floral e especiarias, além de curiosa refrescância lembrando cânfora. Em boca confirma o frutado. Longo, equilibrado com taninos muito macios, álcool em 12,5%. Senti falta apenas da pimenta do reino no olfato deste Pinot Noir.

Cavas do Vale Experimento Pinot Noir na taça
Vinho para ser degustado um pouco mais refrescado, creio que ao redor de 10ºC a 12ºC. Vinho jovem para ser apreciado e não guardado! Pode aguentar um certo tempo, mas o potencial deste vinho está na juventude.

Massa e vinho Experimento Pinot Noir
Eu harmonizei com uma massa recheada de Brie e damascos, com um belo molho vermelho ligeiramente picante, mas poderá abranger um leque de outras gastronomias.
Para adquirir os vinhos da Cavas do Vale clique aqui
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão