Meninas e meninos,
Domenico Salton Giornata 140 Prosecco, um lançamento que coincide com o projeto inovador de uma marca-conceito. O 140 do rótulo alude à chegada da família Salton ao Brasil, e o Prosecco em virtude da Salton ter sido pioneira e incentivadora desta cepa, hoje chamada Glera, nos idos dos anos 1990.
Com a presença marcante da 4ª geração, que deu o pontapé inicial para a criação da marca-conceito Domenico, dentre elas a diretora Luciana Salton e o enólogo Gregório Salton, ambos expuseram aos jornalistas presentes sobre a marca Domenico, o novo olhar para a vitivinicultura brasileira.
Luciana Salton aproveitou a oportunidade onde se fez conhecer o novo espumante Giornata 140 para também mostrar um tinto elaborado com uvas da Campanha Gaúcha ainda sem rótulo, que seguindo o calendário proposto deverá ser lançado ao mercado neste mês de Novembro, um bi-varietal das variedades Marselan e Tannat da safra 2016.
O espumante Domenico Giornata 140, integrante dessa nova marca-conceito Domenico, agradou muito aos presentes, e a mim em particular, pois tem um drikability, traduzinho, bebilidade-facilidade de ser bebido-, com floral nítido, um cítrico gostoso de frutas como maçã verde e lima da Persia.
Bom perlage, fino e constante, fresco e agradável para nosso clima, tem no retro olfato mineralidade sutil e boa persistência. Gregório Salton ao comentar os vinhos da marca-conceito Domenico se mostrava entusiasmado, assim com a Luciana Salton quantos aos resultados e o caminha a ser percorrido.
As homenagens aos pioneiros do nome da família Salton já vem sendo feita com a série Gerações onde Paulo Salton, um tinto bordalês; o “Nini” Salton tinto também com corte bordalês e os espumantes Antonio Domenico Salton; Azir Antonio Salton; José Bebi Salton e Lucia Canei que segue isolado da série, homenageando a esposa de Antonio Domenico e matriarca da família.
“Temos grande apreço pela trajetória de 140 anos iniciada pelo imigrante Antônio Domenico Salton. Carregamos um aprendizado de diferentes gerações e agora é o nosso momento de traduzir a ousadia que está em nosso DNA em produtos distintos e que expressem o melhor de nossas regiões e competências técnicas”, diz Maurício Salton, presidente da empresa.
Com o espumante Domenico Giornata 140 Prosecco a Salton faz história na vitivinicultura brasileira, assim com faz história no enoturismo e na grande aceitação dos vinhos sob a marca que também agrega outros produtos muito conhecidos do mercado.
Chás, vinhos, sucos, e destilados que se encontram nos mais longínquos rincões brasileiros fazem da Salton um exemplo de empresa familiar com mais de 100 anos, com origem nos idos de 1878, quando Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, à procura de oportunidades melhores no Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, hoje conhecida como a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Vejam alguns momentos da Salton no site Divino Guia, em especial aqui e aqui
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão