Meninas e meninos,
Jazz música líquida e engarrafada que toca no olfato, no palato e na alma em harmonia e equilíbrio. Uma paixão que funde música, vinho, corpo e alma com o melhor destas sensações e emoções.
Eu somei mais uma, a minha paixão pela gastronomia e harmonização com vinhos, então juntei pato, massa, ragu de pato e fui à luta. Marinei o pato em vinho tinto por 20 horas, ficou mais escuro, mas o resultado foi magnífico.
O Jazz Reserva e o prato pareciam um só, um nascido para o outro, uma combinação inebriante que deixou os convidados enlevados com o resultado. O vinho com bela acidez e frutado, se juntou ao ragu e à massa recheada com burrata e limão Siciliano em uma composição de notas únicas.
Mas, vamos ao vinho que é um lançamento da P.Fonseca / e tem uma história interessante que vai de encontro a muitas outras de gente apaixonada pelos vinhos. O empresário Paulo Roberto Fonseca e sua esposa, Patrícia Carvalho, puseram em prática o sonho do Paulo de ter um vinho elaborado com sua participação ativa. Foi então que em uma visita à Vinhos Larentis foi dada a largada para o sonho se tornar realidade.
Foram muitas ideias, muitos testes e opiniões, até chegar ao produto final. Um processo de criação com a supervisão do amigo e jovem enólogo André Larentis
A colaboração de familiares e amigos nas várias provas das primeiras amostras onde se direcionou para os corte com as variedades escolhidas, foi fundamental. O firme propósito de Paulo Fonseca em elaborar um vinho brasileiro, também foi um diferencial para o Jazz Reserva 2019 ser elaborado.
O resultado me agradou muito, tanto degustado solo, como harmonizado. O Jazz Reserva 2019 é um vinho elaborado com o corte das uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. Visual rubi escuro, brilhante. No olfato as frutas vermelhas se sobressaem em compota, as especiarias adocicadas como a nós moscada que também senti, e sutil floral vai surgindo depois.
Em boca muito equilibrado em taninos, presentes como gosto, álcool em 13% e acidez muito boa, o que ajuda muito nas harmonizações com variadas gastronomias. As especiarias doces se confirmam, e a canela aparece ao fundo. Tem passagem por 12 meses em barricas de carvalho francês(75%) e americano. O próximo vinho do projeto, um branco, será lançado em 2022.
Eu harmonizei com pato assado ao vinho e massa recheada. O molho da massa um ragu de pato longamente preparado em panela de ferro. Mas também deverá ficar ótimo com queijos mais curados, carnes vermelhas em geral, da próxima vez vou fazer um cordeiro, salumeria e embutidos curtidos.
“Sou apaixonado e entusiasta dos vinhos brasileiros. Depois de anos estudando os terroirs do Brasil, em 2015 comecei a pensar no projeto do Jazz, que foi concretizado em 2020, com o lançamento da primeira safra, a 2018. A parceria com a vinícola Larentis foi fundamental para chegarmos ao vinho que apresentamos aos apreciadores da bebida”, resume Paulo Fonseca. O próximo vinho do projeto, um branco, será lançado em 2022 avisa!
O Jazz está à venda na loja online da P. Fonseca www.vinhospfonseca.com.br
WhatsApp (11) 93097-7461.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão